Por Marta Souto
Leitura: Mateus 26.26-28
Introdução
Toda
a Bíblia tem narrativas que prefiguram, apontam Jesus, o plano redentor de
Deus:
·
Desde a queda do Homem no Éden Deus
promete resgate;
·
Teria que haver derramamento de sangue
para remissão, perdão de pecados (Hebreus 9.22);
·
Deus chama um homem chamado Abraão,
forma dele um povo, e esse povo se torna cativo no Egito.
· Deus liberta seu povo da escravidão
enviando pragas à nação que o aprisiona;
· Na décima praga Deus estabelece anuncia
a liberdade instituindo a festa da Páscoa e prefigurando a Obra redentora de
Cristo na cruz (Êxodo 12.5, 7, 8, 11 e 14).
· É como Deus disse a seu povo, o anjo da
morte não tocou nas casas em que havia sague nas portas. O povo foi liberto
para servir a Deus e continuar sendo exemplo para os povos e receber o Filho de
Deus. O Egito representa aqui o pecado, o mundo sobre o qual virá a ira de
Deus, a morte, a separação eterna de Deus, pois escrito está que o salário do
pecado é a morte e que todos pecaram e destituídos estão da Glória de Deus. O
cordeiro sem defeito representa o próprio Jesus, que sem pecado se entregaria
como Sumo Sacrifício e com seu sangue derramado marca a vida de todo o crê n’Ele
para a vida eterna como nos diz João 3:16.
· Até que na plenitude dos tempos, Deus
enviou seu filho Jesus, nascido de mulher, para nosso resgate (Gálatas 4:5-5). E
dele João Batista disse: Eis o cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo
(João 1.29);
· E aos 33 anos de idade, Jesus se reúne
com seus discípulos para celebrar a Páscoa naquele ano, pois o povo judeu a
celebrava todos os anos.
· E no evangelho de Lucas ele diz: “tenho
desejado ansiosamente comer convosco essa Páscoa, antes do meu sofrimento. Pois
vos digo que nunca mais a comerei até que ela se cumpra no reino de Deus"
(Lucas 22.15-16).
·
Jesus anseia em ter comunhão conosco;
·
Jesus anseia que aqueles que ainda não o
conhecem se assentem na sua mesa;
·
Então na Páscoa judaica Jesus institui a
ceia cristã. Agora dando ênfase ao pão símbolo do seu próprio corpo, que seria
partido por nós. E ao vinho representando do seu sangue que seria derramado por
nós, símbolo da nova aliança de Deus com o homem, para purificação dos pecados
(Mateus 26.27-28).
Os cálices:
· O
Senhor sabia que sua hora havia chegado. Após a ceia Jesus vai com seus
discípulos ao Monte das Oliveiras, os deixou ali e foi mais adiante orar,
levando Pedro, Tiago e João.
· Precisamos
orar em comunidade com a igreja, precisamos orar com nossos íntimos irmãos, mas
necessitamos ir mais adiante e orar intimamente ao Pai, como Jesus no
Getsemani;
· Em
Mateus 26.39 Jesus ora: Meu Pai, se possível, passe de mim este cálice; todavia,
não seja como eu quero, mas como tu queres. E nos versículos 42 e 44 Jesus ora
assim novamente. Três vezes Jesus orou ao Pai pedindo que se possível passasse
dele esse cálice.
· Algumas
características do cálice que Jesus bebeu está em Isaías 53: Desfigurado.
Desprezado. Rejeitado. Aflito. Ferido. Oprimido. Transpassado. Moído.
Castigado. Humilhado. Cortado. Mas ainda no versículo 11 Deus diz qual o
resultado desse sofrimento, justificaria a muitos.
· Depois
disso Jesus é abordado para ser traído e preso. Quando Pedro fere um dos
soldados para defender Jesus, é repreendido pelo Mestre (João 18.11);
· Jesus
ofereceu a seu corpo como cordeiro sem mácula, em expiação por nossos pecados,
sumo sacrifício (Hebreus 9.12);
· Jesus
tomou o cálice do amargo sofrimento que o Pai lhe deu para nos oferecer o cálice
da nova aliança no seu sangue;
· Comer
e beber significa tornar participantes, tomar parte. Através de Cristo nos
tornamos participantes da vida eterna, da salvação, da restauração de todas as
coisas, da glória do cordeiro de Deus;
· Cristo
é primícia de Deus. Cristo é o princípio e o modelo do novo homem (1Coríntios
15.22-23; Apocalipse 19.7-9);
Podemos
entender que quando Cristo nos convida para sua mesa, a comer do seu corpo e
beber o cálice da nova aliança no seu sangue, ele nos convida a beber do cálice
da sua glória sim, mas também do cálice da sua renúncia (Filipenses 2.5-8).
· Não
julgou por ursupação o ser igual a Deus = não force ser exaltado, ser grande; o
reconhecimento virá do Senhor a seu tempo;
· Se
esvaziou = se esvazie, tire o que ocupa o seu coração para dar lugar ao novo
pensar que vem de Cristo, do seu exemplo;
· Assumiu
a forma de servo = tome forma de servo, aquele que serve, que oferece. Amolde
sua forma de viver;
· A
si mesmo se humilhou = se humilhe, se abata;
· Tornou-se
em semelhança de homem = reconheça sua condição de ser humano diante de Deus e
se identifique com o próximo a quem Deus deseja salvar;
· Tornou-se
obediente = torne-se submisso à vontade de Deus, esteja sob o comando dele;
· Foi
até a morte e morte de cruz = vá até a morte do seu ego, da sua vontade e
também até a morte do seu corpo;
O
mestre Jesus continua convidando:
Tomai,
comei, isto é o meu corpo.
Este é o sangue da nova
aliança, bebei dele todos.
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