sábado, 27 de outubro de 2018

Jesus e a cura de um homem surdo e gago (Marcos 7.31-37)

Neste relato, Jesus curou um homem surdo e gago, após se retirar das terras de Tiro e de Sidom. 

Segue abaixo o esboço da mensagem que foi ministrada:

1 - Algumas pessoas precisam ser levadas até Jesus: foi o caso deste homem. Ele não era possuidor de algo que o pudesse incapacitar totalmente, porém, ainda assim, só pode conhecer o Senhor porque alguém o levou.

2 - Jesus nos dá um exemplo de como cuidar de alguém:

Jesus primeiramente o tirou do meio da multidão, e isso revelou privacidade.

Jesus colocou os seus dedos nos ouvidos daquele homem, bem como aplicou saliva (provavelmente, em sua língua), o que nos revela foco no problema.

O Senhor ergue os olhos aos céus, o que revela dependência do alto.

Jesus suspirou, o que nos mostra envolvimento.

3 - Jesus era alguém que não queria levar fama pelos milagres que realizava: após fazer a cura, ele ordenou que tal fato não fosse dito a ninguém. Porém, as pessoas sempre o desobedeciam nesse ponto. Muito se discutiu já acerca do motivo do Senhor desejar tal discrição. Um dos prováveis motivos é que ele não queria ser conhecido somente como um curandeiro, e que as pessoas O buscassem somente com motivos egoístas. 

4 - Só poderá falar bem aquele que aprendeu a ouvir bem:

Simbolicamente, podemos aprender essa lição da cura desse homem. Em nível físico, ele não falava bem, pelo fato de não ouvir. Em um nível mais espiritual, aplicável a todos nós, também precisamos aprender a ouvir antes de falar. Geralmente não temos paciência para isso, e vamos dando opinião, muitas vezes errada, em várias situações. Ouvir bem é um dom, e precisamos aprender isso da parte do Senhor. Ele sempre disse: "quem tem ouvidos para ouvir, ouça".

Abaixo, vídeo completo da mensagem:



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário