7 Quanto à minha situação,
Tíquico, irmão amado, e fiel ministro, e conservo no Senhor, de tudo vos
informará.
Tíquico = proveniente da Ásia; companheiro de Paulo
no fim da terceira viagem missionária (At 20.4); encarregado de levar esta
carta, bem como a de Filemon e Efésios (Ef 6. 21-22).
“Amado, fiel ministro e conservo” demonstram a alta
conta em que Paulo o tinha.
8 Eu vo-lo envio com o
expresso propósito de vos dar conhecimento da nossa situação e de alentar o
vosso coração.
Isso indica que muitas das coisas
que Paulo queria transmitir só poderiam ditas pessoalmente, por uma testemunha
ocular da situação.
9 Em sua companhia, vos envio
Onésimo, o fiel e amado irmão, que é do vosso meio. Eles vos farão saber tudo o
que por aqui ocorre.
Ao chamar Onésimo (útil, ajudador) de fiel amado e
irmão, Paulo ratifica tudo o quanto foi escrito na epístola a Filemon.
10 Saúda-vos Aristarco,
prisioneiro comigo, e Marcos, primo de Barnabé (sobre quem recebestes
instruções; se ele for ter convosco, acolhei-o),
Aristarco = oriundo de
Tessalônica, estava com Gaio, quando
foram arrebatado por uma multidão em fúria durante a terceira viagem
missionária de Paulo (At 19.29). Junto com Tíquico, era companheiro de viagem
de Paulo (At 20.4). Também se encontra com Paulo no início de sua perigosa
viagem marítima (At 27.2).
“prisioneiro comigo” = provavelmente alguém que
fico voluntariamente com Paulo para o servir na prisão. Em “Filemon”, Epafras é
chamado de “prisioneiro comigo”.
Marcos, primo de Barnabé = autor
do segundo evangelho; abandonou Paulo e Barnabé na primeira viagem missionária.
Na segunda, Paulo e Barnabé discordaram a seu respeito (At 15.36-41). De
qualquer modo, Marcos recuperou a confiança de Paulo. O apóstolo Paulo chegou a
chamar Marcos de “filho” (1 Pe 5.13). E ao que tudo indica, era alguém com
algum nível de autoridade.
11 e Jesus, conhecido por
Justo, os quais são os únicos da circuncisão que cooperam pessoalmente comigo
pelo reino de Deus. Eles têm sido o meu lenitivo.
Jesus, Justo = Jesus (é o
equivalente grego de Josué ou Jesua) e o sobrenome latim Justus (o justo, o
reto). Os “únicos da circuncisão”, ou seja, que eram judeus convertidos
(Aristarco, Marcos e esse Jesus). Essa informação parece revelar uma certa
frustração de Paulo, que gostaria que mais dos da circuncisão tivessem colaborado.
Por isso esses três servem de conforto para o apóstolo..
12 Saúda-vos Epafras, que é
dentre vós, servo de Cristo Jesus, o qual se esforça sobremaneira,
continuamente, por vós nas orações, para que vos conserveis perfeitos e
plenamente convictos em toda a vontade de Deus. 13 E
dele dou testemunho de que muito se preocupa por vós, pelos de Laodicéia e
pelos de Hierápolis.
Epafras, gentio, foi quem evangelizou Colossos,
Laodicéia e Hierápolis, daí sua imensa preocupação com a igreja para que não
sucumba ante as heresias e dificuldades. Essa é a demonstração de que um líder
dever continuamente se esforçar em oração pela igreja, para que esta tenha
comportamento e conhecimento maduros.
14 Saúda-vos Lucas, o médico
amado, e também Demas.
Lucas, daqui sabemos, é médico, e
é gentio. Parecia ser de caráter amável. Era constante companheiro de Paulo em
suas viagens (At 16.10-17; 20.6-16;21; 27; 28). Lucas era, assim como Paulo,
homem de grande cultura. Considerado o primeiro historiador da igreja, a quem
devemos grandes porções do novo testamento. Lucas é mencionado em outra ocasião
de prisão de Paulo (2Tm 4.11).
Demas: foi um grande colaborador
(Fm 24), mas no futuro se tornaria uma grande decepção (2Tim 4.10), pois
abandonou o apóstolo, tendo amado o presente século.
15 Saudai os irmãos de
Laodicéia, e Ninfa, e à igreja que ela hospeda em sua casa.
Geograficamente, Laodicéia era
próxima de Colossos. Aqui vemos também que as igrejas costumavam se reunir na
casa dos membros, não tendo templos naquele momento. Não sabemos quem é Ninfa.
16 E, uma vez lida esta
epístola perante vós, providenciai por que seja também lida na igreja dos
laodicenses; e a dos de Laodicéia, lede-a igualmente perante vós.
Uma das teorias é que esta carta
que foi escrita para Laodicéia seja a epístola que hoje conhecemos como “aos
Efésios”. Ambas são muito parecidas, pois escritas praticamente da mesa
ocasião, e é como se uma pudesse complementar a outra.
17 Também dizei a Arquipo:
atenta para o ministério que recebeste no Senhor, para o cumprires.
E quem é esse Arquipo? Era provavelmente
um jovem ministro, membro da família de Filemon, que vivia em Colossos, e em
cuja casa havia culto (Fm 2). Não sabemos exatamente a natureza de seu
ministério, mas provavelmente ficou encarregado da igreja, na ausência de
Epafras. Também não sabemos o que exatamente se passava, se ele estava
desanimado, mas certamente os leitores saberia do que se tratava.
18 A saudação é de próprio
punho: Paulo. Lembrai-vos das minhas algemas. A graça seja convosco.
Era costume de Paulo ditar as
cartas, e assinar, como sinal de autenticidade. Ele pede oração em sua condição
de prisioneiro, e dá a saudação final, lhes desejando o mais simples e profundo
do evangelho, que é o dom imerecido fortalecendo os irmãos.
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