segunda-feira, 19 de junho de 2017

Vivendo em harmonia no Senhor



Leitura: Filipenses 4.1-3

1 Portanto, meus irmãos, a quem amo e de quem tenho saudade, vocês que são a minha alegria e a minha coroa, permaneçam assim firmes no Senhor, ó amados!
2 O que eu rogo a Evódia e também a Síntique é que vivam em harmonia no Senhor.
3 Sim, e peço a você, leal companheiro de jugo, que as ajude; pois lutaram ao meu lado na causa do evangelho, com Clemente e meus demais cooperadores. Os seus nomes estão no livro da vida.


Breves comentários

1 Portanto, meus irmãos, a quem amo e de quem tenho saudade, vocês que são a minha alegria e a minha coroa, permaneçam assim firmes no Senhor, ó amados!

Irmãos: novamente, e mesmo que aparentemente podendo gerar redundância, Paulo se dirige fraternalmente aos seus irmãos. Não precisamos ter medo de expressar nosso apreço com medo de que isso venha a ser banalizado, desde que seja sincero.

a quem amo e de quem tenho saudade: uma coisa interessante que vemos aqui é que Paulo não tem pudores em expressar os seus sentimentos aos irmãos. É possível que a gente passe anos e anos em companhia das pessoas e ainda assim não expressemos nossos sentimentos.

Você tem dificuldades de dizer para as pessoas que ama que vocês... as ama?
vocês que são a minha alegria: a alegria de Paulo estava no povo de Deus. Isso também demonstra o grande valor que aquela igreja tinha para o apóstolo.

Isso mostra que a natureza da comunidade de Deus é que ela é geradora de alegria. Alguém deve sentir alegria ao lembrar e pensar em uma comunidade verdadeiramente saudável.

Há muitos que sofreram traumas demasiados em comunidades cristãs, pelos mais diversos motivos. Isso pode acontecer inclusive em verdadeiras comunidades cristãs; mas o ideal é que essa não seja a regra.

Você sente alegria quando pensa em sua comunidade?

Minha coroa: pode ser visto como um tipo de diadema festivo. É também uma forma de honra dada a Paulo por ter, em seus esforços, trabalhado para erigir essa comunidade. A coroa do cristão tem a ver com a comunidade de fiéis que ele se empenhou em ganhar e edificar para o seu Senhor. A comunidade já é a coroa de Paulo naquele momento, mas certamente, no dia do Senhor, poderá se alegrar ainda mais que não trabalhou nem se esforçou inutilmente (Fp 2.16)

permaneçam assim firmes no Senhor, ó amados:  o único modo de alguém permanecer firme no Senhor, independente da circunstância, seja em momentos de paz ou de perseguições, é mantendo sempre firme a sua comunhão “no Senhor”. Essa expressão significa unido a Cristo. Evangelho, no pensamento de Paulo, é estar sempre unido a Cristo, ser somente uma alma com ele.

2 O que eu rogo a Evódia e também a Síntique é que vivam em harmonia no Senhor.

Rogo: pedir com insistência, suplicar, implorar. Alguns, em posição de autoridade, costumam mandar, determinar, ordenar. Paulo roga, em um assunto um tanto quanto necessário, qual seja, a restauração da comunhão entre irmãos.

Rogo a Evódia – Rogo a Síntique: expressa o cuidado pessoal que Paulo tem com cada uma delas; ou seja, as duas são igualmente amadas pelo apóstolo.

Evódia = boa viagem.

Síntique = afortunada.

Note que Paulo sequer menciona o eventual motivo de desentendimento entre elas. Talvez porque não tivesse importância nenhuma. Talvez porque, em determinados momentos também não seja mais importante saber em uma discussão quem tem razão, mas sim que as pessoas voltem a se entender. Geralmente, em nossas discussões, quando fazemos muita questão de demonstrar que nós estamos com a razão, podemos na verdade estarmos querendo que o outro se dobre ao nosso ponto de vista, e não verdadeiramente reconciliar. Parece que há os que só se reconciliam caso fique provado por “a” + “b” que estavam certos.

Vivam em harmonia no Senhor: somente no Senhor é que se pode viver em harmonia, e não na insistência na visão particular de cada qual. Quando discutimos e rompemos uns com os outros, nós poderemos nos reencontrar verdadeiramente no Senhor. Não é incomum surgirem desentendimentos no meio do povo de Deus. E as vezes tais desentendimentos são graves, de modo que não raras vezes pensamos em pôr fim a uma amizade, um relacionamento. Há momentos que só conseguimos reunir forças para nos reconciliarmos “no Senhor”. Há quem diga que possa existir uma relação “anímica” entre pessoa a pessoa. Entretanto, uma relação verdadeiramente espiritual, somente “em Cristo”, quando Ele é o intermediário de cada relacionamento que tivermos.

3 Sim, e peço a você, leal companheiro de jugo, que as ajude; pois lutaram ao meu lado na causa do evangelho, com Clemente e meus demais cooperadores. Os seus nomes estão no livro da vida.

Sim, e peço a você, leal companheiro de jugo: Paulo pede ajuda a um amigo para que elas possam voltar a se entender. O termo “companheiro de jugo” pode se referir a um nome próprio “Syzigos”. Quando Paulo menciona “verdadeiro” ou “leal”, é como se estivesse fazendo um jogo de palavras, assim como fez com Onésimo (que significa “útil”), tinha sido inútil, mas que tinha voltado a ser útil, a você e a mim” (Filemon 1).

Lutaram a meu lado pela causa do evangelho: veja que mesmo pessoas que lutaram pelo evangelho podem vir a se desentender. Elas são mencionadas juntamente com Clemente e outras pessoas, e Paulo diz que seus nomes estão escritos no “Livro da vida”. Não sabemos exatamente quem era esse Clemente. 
Alguns o associam com um presbítero que no final do século I escreve uma epístola à igreja de Corinto para tentar resolver alguns problemas que se apresentaram na Igreja.

Será que Paulo tem certeza que o nome deles está escrito no Livro da Vida ou é somente uma suposição? É possível ter certeza acerca da salvação de outras pessoas?

Algumas passagens bíblicas acerca do “Livro da Vida”:

Livro da vida: Êxodo 32.32; Salmo 69.28; Daniel 12.1; Malaquias 3.16-17; Lucas 10.20; Apocalipse 3.5; 17.8; Apocalipse 20.12-15; Apocalipse 21.27. O que é afinal, o Livro da Vida?

Deus precisa de consultar tal Livro para saber tudo acerca dos homens?

Você teria certeza se seu nome está arrolado no Livro da Vida?

Para meditação:

Existe um grupo de pessoas que você possa chamar de “sua alegria e sua coroa”?

Você possui as características necessárias para servir de elo de reconciliação entre as pessoas? Que características seriam necessárias?

Lembremo-nos de que somos chamados sempre a operar a reconciliação dos homens para com Deus (2 Co 5.18-20) e de uns para com os outros (Efésios 2.14-16). Os pacificadores serão chamados filhos de Deus (Mateus 5.9).

Nenhum comentário:

Postar um comentário