segunda-feira, 30 de abril de 2018

Cuidado com os julgamentos errôneos

Por Carlos Seino

Houve um momento na vida de Davi em que o reino estava se consolidando em suas mãos. Ele decidiu então trazer a arca do Senhor para a sua cidade, e organizou uma grande festa para tanto. Ele, vestido com uma estola sacerdotal de linho, dançava com todas as suas forças diante do Senhor (2Sam 6.14).

Entretanto, Mical, uma de suas esposas, o desprezou em seu coração (2Sam 6.16), e quando Davi entrou em sua casa para abençoa-la, sua esposa lhe disse palavras duras de julgamento: “Que bela figura fez o rei de Israel, descobrindo-se, hoje, aos olhos das servas de seus servos, como, sem pejo, se descobre um vadio qualquer” (2Sam 6.20).
A resposta de Davi foi no sentido tudo o que ele fez foi para o Senhor, e não para fazer algum tipo de demonstração para “as servas de seus servos”.

Às vezes, julgamos erroneamente as pessoas ao nosso redor, achando que eles estão fazendo algo motivados por uma intenção, quando na verdade não é nada daquilo. Davi não estava dançando para se exibir para as servas de seu reino, mas sim porque estava alegre diante do Senhor. Cometemos muitas vezes tal erro no início (ou mesmo durante muito tempo) do nosso casamento, causando mágoas e transtornos desnecessários.

Quando você sentir desejo de julgar alguém, lhe dizendo palavras duras, pense com mais calma. Respire, ore, deixe a raiva passar. E é bem possível que você esteja errado em sua avaliação. Mas depois que abrimos a boca, o estrago já está feito. Se Mical tivesse se segurado um pouquinho mais, a história poderia ter sido outra, pois Davi estava alegre naquele momento e estava vindo para abençoar sua casa.

No caso de Mical e Davi a coisa se torna muito triste pois, de fato, era um casal que parecia se amar. Mical amava Davi (1Sam 18.20, 28) e o protegeu quando Saulo o queria matar (1 Sam 19.11-17). Davi enfrentou um exército por Mical (1 Sam 18.26-27). Mesmo após se tornar rei, e tendo outras mulheres, Davi solicita que Mical lhe seja devolvida, mesmo já tendo sido entregue a outro homem (2Sam 3.13-14).


E o texto se encerra com um versículo muito triste em que é relatado que Mical não teve filhos até o dia da sua morte. Muitos interpretam como se ela tivesse ficado estéril. Mas o texto não diz isso. É mais provável que após tal discussão, eles não tenham mais se reconciliado. Mical ficou o resto de sua vida vagando sem marido. E Davi nunca conseguiu construir uma família harmoniosa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário