terça-feira, 1 de maio de 2018

Jesus e o barquinho

Houve uma ocasião em que Jesus foi pregar na praia e pediu para os seus discípulos sempre terem um barquinho à disposição, a fim de que ele não fosse comprimido pela multidão (Mc 3.9). Isso porque, pessoas vinham de todas as partes para serem curadas pelo Senhor.

Geralmente, sempre damos a atenção para os grandes ensinos e atos de Jesus, entretanto, mesmo nas menores coisas ele tem algo a nos ensinar.

Essa atitude em ter um barquinho à disposição nos ensina acerca da prudência do Senhor. Ora. Ainda não havia chegado a hora dele se sacrificar por nós. Para que então colocar em risco sua integridade física, bem como das demais pessoas? Dê uma lida depois em Provérbios 16.16.

Esse barquinho também nos dá uma lição de prioridade. Jesus não se negava a curar ninguém, nem mesmo a expulsar demônios. Entretanto, a sua prioridade era ensinar e pregar (Marcos 1.18). Subindo no barquinho, na beira da praia, ele poderia falar mais tranquilamente com a multidão que o ouvia.

Uma outra lição que aprendemos com essa ação de Jesus é acerca da versatilidade de seu ministério. Jesus já havia ensinado nas casas, nas ruas, nas sinagogas, e agora, ele estava fazendo da praia sua igreja e do barquinho o seu púlpito. Assim também todos nós devemos estar preparados para pregar em tempo e fora de tempo, e levar o evangelho de todas as formas possíveis e para todas as pessoas.

Finalmente, Jesus nos dá neste ato uma lição de criatividade! Ora, venhamos e convenhamos! Que criatividade a do Mestre, hein? A criatividade surge no momento em que temos um objetivo e um problema. No caso, Jesus tinha um objetivo: pregar. Mas tinha um problema: a multidão. É nesse momento que surge a CRIATIVIDADE, qual seja, a atividade me seu CRIAR algo novo para solucionar um problema em vistas a um objetivo. Jesus nos dá uma aula de criatividade!

Enfim, quantas lições aprendemos deste barquinho, hein?

Que assim seja em nossas vidas! Que possamos aprender do Mestre!

No amor de Jesus!

Pr. Carlos Seino


Nenhum comentário:

Postar um comentário