segunda-feira, 28 de agosto de 2017

A cura do paralítico de Cafarnaum




Marcos 2:1-12  (Esboço da mensagem)

-Jesus, o Filho de Deus, se limita a estar em lugares pequenos, limitados e comuns para que possamos nos ajuntar para ouvi-lo ensinar sua palavra; -Jesus está em casa, podemos ir até ele;
-Jesus e sua palavra atraem, onde ele está se ajuntam muitos;
-Onde Jesus está habitando, ele mostra o seu poder;
-Alguns dos que vem ter com Jesus conduzem outros a virem também, ainda que carregando-os;
-A paralisia de alguns é tão grande que será preciso mais de um para conduzi-lo à casa de Jesus;
-É possível que a multidão, o povo que está reunido para ouvir Jesus na casa dele, seja em algum momento, impedimento para os mais debilitados ou os que estão carregando outros a se aproximarem também;
-Mas eles calcularam e arrumaram uma forma de se aproximarem de Jesus, exatamente no ponto onde ele estava, o lugar mais perto de Jesus;
-Eles descobriram o telhado, fizeram uma abertura no lugar onde Jesus estava e baixaram o leito em que estava o paralítico;
-Quem está trazendo alguém debilitado a Jesus, muitas vezes, precisa descobrir o telhado, fazer a abertura, ir pela entrada mais difícil, abrir a passagem e introduzir a pessoa diante de Jesus na condição em que ela está;
-Vendo-lhes a fé, Jesus disse ao paralítico: filho, os teus pecados estão perdoados;
-Jesus olha a fé do que intercede e introduz alguém à presença dele;
-Jesus perdoa os pecados do paralítico revelando qual era sua necessidade primeira, mais urgente; -Estavam ali alguns escribas, doutores e interpretes da lei que censuraram e repreenderam em seus corações a atitude de Jesus por não compreenderem quem ele é, o Filho de Deus;
-Jesus responde verbalmente o que eles questionaram em pensamento, no coração;
-Para mostrar que ele tem autoridade na terra para perdoar pecados, Jesus manda o paralítico levantar;
-Mas uma vez Jesus quer mostrar que os sinais, os milagres que ele opera, são para revelar quem Ele é, e mostrar qual a real necessidade do homem, o perdão de Deus, reconciliar-se com Ele;
-Jesus diz ao paralítico: eu te mando, levanta-te, toma o teu leito e vai para sua casa;
-Jesus diz: eu ordeno que você se ponha de pé, pegue o seu apoio de doente e vai para o seu lugar; -Então, o paralítico se levantou, e no mesmo instante, tomando o leito, retirou-se à vista de todos, a ponto de se admirarem e todos darem glória a Deus;
-Quem se submete a autoridade de Cristo, é curado da sua paralisia e de pé faz o que ele ordena, levando outros que estão na casa e fora dela a glorificarem a Deus e maravilharem-se nele;

Considerações e aplicações 
- A casa onde Jesus estava era possivelmente de Pedro, seu discípulo. A casa de um discípulo de Cristo, tem que ser reconhecida como a casa do próprio Jesus, tem que ser lugar de reunir-se para ouvir sua palavra, e se tornar um lugar de perdão e milagres, não só para quem mora, mas para os que vem;
-Não é errado usar estratégias, meios não convencionais para levar alguém a Jesus, desde de que o único lugar onde essa estratégia leve, seja o ponto exato onde o mestre está ensinando sua palavra; 
-Na casa onde Jesus está, a palavra é anunciada, há movimentações comuns, há movimentações incomuns, há perdão, há cura e no final, Deus quem é glorificado;
-Existem alguns acometidos de tão grande paralisia, que você precisará de ajuda de outros para introduzi-lo na casa onde Jesus está; 
-Continue crendo, Jesus vai falar com quem você tem apresentado a ele;
-Onde Jesus está anunciando sua palavra:
Muitos, se ajuntam;
Alguns, vem a ele com fé trazendo alguém;
Alguns, aglomeram-se impedindo outros mais debilitados de entrar também;
Alguém, recebe o perdão e é completamente restaurado;
Todos, se admiram, dão glória a deus e testemunham.
 -É possível ser mestre da palavra e não compreender a forma como Cristo age;
-Jesus cura o homem completamente: Alma: filho; Espírito: perdoado estão os teus pecados; Corpo: levanta-te;
-Nós podemos ser carregados, introduzidos à presença do mestre Jesus por alguém, mas o perdão, a cura, a transformação sempre será entre você e Jesus;
-Que paralisia ainda há na vida de alguns de nós, que fazem as pessoas sempre terem que nos carregar até a presença do Cristo novamente?
-Se estamos na casa dele, diante dele, e Ele já nos perdoou, é hora de dar ouvidos e submeter-nos a sua ordem:
Levanta-te = ponha-se de pé; Toma o teu leito = toma aquilo em que você tem se apoiado, se assenhore; E vai para sua casa = vá para o seu lugar, o reino de Deus, sua família, a sociedade, o lugar que conhecia sua paralisia; 
-Quando formos curados de nossas paralisias por Jesus: Faremos movimentos que nunca fizemos antes, ou fazíamos e deixamos de fazer; Deixaremos de nos apoiar em coisas que começamos a nos apoiar por causa da paralisia; Seremos a vista de todos como nunca fomos antes, ou já fomos e deixamos de ser; Tudo isso trará glória a Deus, o único digno! 

 Significados* • Multidão = grande número de pessoas/povo; • Escriba = doutor da lei/que escrevia e traduzia a lei de Moisés; • Paralisia = perda de função motora em determinada parte do corpo/falta de ação.
*Fonte: Dicionário Aurélio

Nenhum comentário:

Postar um comentário